A cada dia os brasileiros consomem mais pela internet. Os dados de 2014 mostram um faturamento das lojas virtuais de R$36 bi (EBIT, 2014).

Em um cenário tão positivo, é natural que muitas pessoas queiram empreender e ganhar dinheiro online. Mas é preciso prestar atenção aos detalhes para estar competitivo.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que certamente farão a diferença no seu saldo bancário. Confira!

Comece pelo básico: planejando.

Pode parecer redundante falar isso, mas planejamento é um tópico fundamental para qualquer empreendedor, principalmente para quem deseja ter uma loja virtual.

Antes de tudo pesquise o mercado (se possível faça parte do mercado), defina suas metas financeiras, considere como será a logística de recebimento e entrega de produtos, além de definir a plataforma mais adequada para o seu tipo de comércio eletrônico, e que te atenda por pelo menos 05 anos. Acesse nosso chat, podemos te orientar sem te cobrar nada.

Se você já cumpriu alguns desses passos, mas não todos, sugiro que termine o planejamento. Vai fazer muita diferença em um futuro próximo.

Facilite a navegação dos seus clientes no seu e-commerce

Quando falamos em navegabilidade de um site, não estamos falando apenas das cores ou imagens que você pode utilizar. Tenha uma loja virtual responsiva, que se adapte aos mais diversos tamanhos de tela (smartphones, tablets, notebooks etc.).

Outro tópico importante é ter certeza de que a busca interna da sua loja virtual está funcionando perfeitamente. Parece trivial mas nem sempre as buscas internas funcionam corretamente, mesmo você tendo os produtos em estoque.

Uma dica: reproduza você mesmo o “fluxo de compra” que um cliente normalmente faz na sua loja virtual, partindo da home page. Quantos clicks foram necessários entre a home page e a página de checkout? Muitos clicks (mais do que 10) significam muitas barreiras, e faz parte do seu trabalho remove-las, pois podem estar atrapalhando as suas vendas.

Utilize técnicas de SEO e ranqueamento

Grande parte das vendas de e-commerce começam em mecanismos de busca, como o Google. E para estar bem ranqueado nessas ferramentas, você precisa atender às suas regras, mas é um trabalho que se paga.

O trabalho de SEO (Search Engine Optimization) é demorado e com retornos que levam meses para aparecer, mas quando bem feito ele é duradouro. Para os clientes da i9 BH que realmente querem vencer no e-commerce, indicamos cursos e literaturas sobre SEO, pois é um assunto que o lojista virtual realmente precisa entender.

Produza conteúdo relevante

Nem todas as lojas virtuais produzem conteúdo relevante, acham que “isso é para blogueiros” ou coisa parecida. Mas, considere que as atualizações no algoritmo do Google, a partir de 2009, foram justamente valorizando conteúdos relevantes e únicos. Ou seja, a estratégia de conteúdo é para todos, inclusive lojas virtuais.

O que chamamos de “relevante” é o material (texto, vídeos, apresentação) que o seu cliente tem prazer em gastar o tempo dele, algo que ensina, entretêm, dá dicas e truques… qualquer coisa que faça o seu cliente investir mais tempo visualizando e compartilhando. Vá além da venda simples e direta.

Se ainda não tiver inspirado, algumas dicas: faça um Guia de como utilizar o seu produto e ser melhor e mais feliz com ele; listas com as melhores marcas; entrevista com especialista; infográficos com números referentes aos produtos. Tudo isso ajuda no raqueamento do Google.

Divulgue!

De nada adiante ter um e-commerce responsivo, com layout agradável e menus inteligentes, se você não divulga ele.

Mas antes de sair gastando dinheiro no Facebook, pense se o seu consumidor está realmente naquela rede social. Pode ser que sua receita esteja, na verdade, no Linkedin. Ou então no Instagram. Conheça cada uma das redes e saiba qual se encaixa melhor no que você pretende divulgar. Mas, acima de tudo, não fique parado!

Peste atenção nessas e nas outras dicas que já passamos, elas vão fazer diferença no seu e-commerce.

A i9 BH pode fazer para você:

  • Auxilio no Planejamento
  • Ajuda na Escolha da Plataformas
  • Dar Dicas de Como Começar, Antes de Contratar Nossos Serviços
  • Criar Sua Loja Virtual
  • Melhorar o seu SEO
  • Redigir para Seu Negócio o Conteúdo que Seja Relevante ao Seu Cliente
  • Anúncios no Google e Facebook e outros.

Clayton Félix
Clayton Félix

Olá pessoal, sou dono dessa Eugência de Marketing. Trabalho há quase 3 anos com Marketing Digital, sou analista de TI por profissão, Administrador formado e junto tudo isso na minha paixão que é o mundo dos negócios. Empreender está no sangue e minha missão nesse mundo é desenvolver os nossos negócios, o meu e o seu, seja ele em qualquer área de atuação em parcerias de sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.