O que é gerenciamento de redes sociais

Gerenciar as redes sociais é muito mais que simplesmente fazer publicações. Uma gestão de mídias sociais envolve diversas etapas, que incluem desde a definição da estratégia e do posicionamento, o planejamento de publicações e a execução até o monitoramento e o levantamento dos resultados.

Para que tudo isso seja bem feito, é necessário ter uma pessoa responsável exclusivamente por esse canal, pois assim ele será visto como um processo importante e necessário para a empresa e não somente como uma obrigação que não traz benefícios reais.

Em quais redes sociais devo estar presente?

Se você já comprou a ideia de investir efetivamente nas mídias sociais, você deve estar se perguntando o que exatamente deve começar a fazer.

O primeiro passo é definir em quais redes sociais faz sentido o seu negócio estar presente. Algumas redes sociais, como o Facebook, por sua abrangência de públicos, exige que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, esteja presente. Já outras, como o Instagram, pode ser que tragam muito mais resultados para um ecommerce de roupas do que para uma empresa de serviços corporativos.

No fim, o que vale é descobrir onde o seu público está. E muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando. Você não vai sair perdendo se criar um perfil em uma rede social e descobrir que a sua persona não está lá. Além do aprendizado, as chances de você encontrar o seu cliente lá e conseguir trazer alguns bons resultados para sua empresa são muito maiores.

O que devo publicar nas redes sociais?

Para definir o que será publicado, é muito importante saber qual o seu objetivo.

Tendo isso em vista, a maior parte das nossas publicações são algum tipo de conteúdo, sejam eles posts do blog ou materiais ricos como posts, dicas, indicações e etc.

Porém, não podemos esquecer que entrar em contato com o nosso seguidor/cliente e prospectar a nossa marca também é muito importante na nossa estratégia. Por isso, também devemos fazer outros tipos de publicações que não estejam diretamente relacionadas aos nossos conteúdos. Por exemplo:

  • vídeos institucionais;
  • posts relacionados a datas comemorativas;
  • imagens e GIFs divertidos para interagir com os nossos seguidores;
  • e eventos;

Como Começar?

  • Você pode começar criando sua página no Facebook, podemos auxiliar você ou até fazer para você.
  • Se você não tem uma empresa grande o suficiente para ter alguém para fazer isso ou esse alguém não é você, nós podemos fazer isso. Atualmente muitas empresas fazem esse serviço e não é tão caro.

Clayton Félix
Clayton Félix

Olá pessoal, sou dono dessa Eugência de Marketing. Trabalho há quase 3 anos com Marketing Digital, sou analista de TI por profissão, Administrador formado e junto tudo isso na minha paixão que é o mundo dos negócios. Empreender está no sangue e minha missão nesse mundo é desenvolver os nossos negócios, o meu e o seu, seja ele em qualquer área de atuação em parcerias de sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.